Logística Geral

26/06/2019 07:59

Logística corresponde a um conjunto de etapas operacionais que garantem que a empresa cumpra com o que é prometido aos clientes, principalmente no que diz respeito à entrega. Sendo assim ela trata de todas as etapas que são exigidas para levar ao mercado um serviço e a oferta de um produto.
Uma etapa importante na Logística de uma empresa é a compra da materia prima, a onde existe a cotação de um preço melhor e a qualidade do produto para exercer a compra. O armazenamento, por sua vez é muito importante, porque depois da compra de elementos, é muito provável que eles não sejam esgotados de imediato, assim eles precisam ser armazenados adequadamente. É fundamental que os itens fiquem disponíveis e em segurança, além de organizados e fáceis de encontrar. A gestão de estoques é necessáriapois contribui para evitar a perda e o desperdício de itens, além de garantir uma boa entrada e saída de produtos, evitando acúmulos no espaço fisico e investimento em estoques. A distribuição e entrega começa a partir do recebimento de pedidos ou do requerimento específico, os materiais precisam ser preparados para sair do estabelecimento rumo ao seu destino. Com isso há preocupações com a entrada e a saída de elementos, com a carga e a descarga de meios de transportes e até com o uso de centros de distribuição, no caso do varejo. A partir desse ponto, pensa-se na entrega, que deve ser feita de uma maneira segura, ágil e eficiente.
A Logística Empresarial é importante por se aplicar a estabelecimentos de todos os tipos, tanto B2B, quanto B2C. As principais etapas executadas para que ela tome forma são: o Planejamento logístico, a criação de sistemas logísticos, o processamento de pedidos e a mensuração da eficiência.
Já a Logística Integrada tem uma nova abordagem que está voltada para a integração de diversas etapas, de modoa construir um resultado único e com maior valor agregado. As principais vantagens dessa novidade são o aumento do controle, da produtividade e da eficiência, ela gera resultados melhores e mais satisfatórios. Para que isso seja possível, alguns dos pontos que devem ser observados são: Gestão e o alinhamento da comunicação, a Integração entre os setores, a centralização de informações, e a criação de uma cadeia de valor.
A Logística Reversa se refere ao retorno do produto que já havia saído do empreendimento. O fato é que ela pode acontecer com objetivos variados, ajudando de uma certa maneira os negócios a se desenvolver. Os principais elementos para se considerar são: Estabelecimento de objetivos, levantamento dos riscos, definição da seqüência de atividades e o monitoramento de resultado.
A Logística de Suprimentos é também conhecida como Suplly Chain ou cadeia de suprimentos, ela tem a ver com o monitoramento, o gerenciamento e o transporte dos elementos logísticos, indo das matérias – primas, até o produto que será enviado para o cliente final. Assim que ela possa ser executada corretamente, as etapas principais incluem: O Levantamento de fornecedores, a previsão da demanda e de compras, o gerenciamento do estoque e o controle de fretes. Entre as vantagens principais, estão: Ajuda a reduzir os custos , favorece a satisfação de consumidor, aumenta a robustez do empreendimento e a melhora da competitividade.
A Logística é importantíssima para todos, podemos identificar o processo logístico em tudo que nos envolve. Você já parou para pensar em todos os processos logisticos que foram necessarios para você escovar os dentes por exemplo? Pois é, a logística está presente nos mínimos detalhes, com isso não percebemos, ela está presente desde a materia prima para a fabricação dos produtos, até o cliente final.