Como o empreendedor pode aproveitar o período de quarentena para aprender sobre novos modelos de negócio

20/04/2020 11:29

São tempos de readequação. Se por um lado muitas incertezas ainda rondam o cenário global, por outro já podemos perceber que, passada a crise causada pela pandemia, o mundo não será mais o mesmo. Uma das características mais marcantes desses tempos de quarentena — e que tende a se enraizar após ela — é a integração cada vez maior do uso da internet ao cotidiano.

É claro que mesmo com as facilidades da internet, o setor empresarial tende a sofrer perdas nesse momento mais crítico em que estamos vivendo. E essas perdas já são uma realidade.

Pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que 89% dos pequenos e microempreendedores brasileiros já enfrentam queda no faturamento, mesmo que o período de quarentena ainda esteja longe de terminar. Desses, 63% disseram que essa queda já é superior a 50%.

Se por um lado muito empresários estão tentando manter seus negócios funcionando por meio digital, mesmo que parcialmente, por outro há aqueles que não têm essa possibilidade e precisam usar esse tempo de afastamento forçado para tentar traçar os próximos passos. Mesmo em momentos como esse, a internet pode ser uma importante ferramenta, se não de vendas, ao menos de busca por conhecimento. Vamos entender como.

Educação EAD: eis o momento de dar uma chance
Embora ainda não tenhamos dados sobre o número de brasileiros cursando graduação e pós-graduação na modalidade EAD no momento, sabemos que esse volume representa uma boa parte dos estudantes de ensino superior no Brasil. Mas mesmo antes da pandemia, dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) já apontavam que o ensino a distância no Brasil estava dando saltos ano a ano.

Segundo o Censo do Inep divulgado em 2019, o número de vagas em cursos de ensino superior EAD no Brasil já ultrapassa o número de vagas em cursos presenciais: são 7,1 milhões de vagas EAD contra 6,3 milhões de vagas presenciais. Um salto de mais de 50% em relação ao levantamento anterior.

A força desses dados, somada a força das circunstâncias e ao desenvolvimento das plataformas de EAD ajudam a traçar um cenário que mostra que nunca foi tão vantajoso usar a educação a distância para adquirir novos conhecimentos. E o empreendedor, um dos mais afetados pela crise, tem a oportunidade de usar esse tempo para adquirir conhecimento que pode tanto ajudá-lo a reerguer seu negócio, quanto dar-lhe ideias para uma possível nova jornada.

Buscando conhecimento fora do Brasil
Buscando conhecimento fora do Brasil
Buscando conhecimento fora do Brasil
O melhor lugar para buscar novas ideias é fora do Brasil. Uma das maiores vantagens da internet é a possibilidade de realizar cursos de extensão e até de pós-graduação em renomadas universidades internacionais.

É grande a lista de instituições internacionais que oferecem cursos que darão ao empreendedor brasileiro uma visão global de empreendedorismo. Por consequência, estudar em instituições internacionais pode ajudá-lo a descobrir soluções que vêm sendo discutidas e adotadas fora do Brasil para problemas que afetam a todos os negócios.

O Portal OnlineMBA, por exemplo, elabora um ranking anual com os melhores cursos de MBA online dos Estados Unidos. Na lista de 2020, o top 5 é formado pelas instituições: Johns Hopkins University, Saint Joseph's University, Villanova University, Creighton University e University of Southern California. Ainda nos Estados Unidos, vale destacar o MBA Online da George Washington University.

Além de MBA, grandes escolas de negócios globais como o MIT Sloan, nos Estados Unidos, e o INSEAD, na França, oferecem diversos cursos online de curta e média duração especialmente voltados para empreendedores e executivos. São várias opções, tudo depende dos objetivos do empreendedor e do quanto ele está disposto a pagar.

Por falar em pagamentos, é possível garantir a matrícula nesses cursos internacionais EAD e pagar a as mensalidades também de maneira online por meio de uma wire transfer (transferência internacional), sem precisar recorrer aos bancos tradicionais. Para isso existe a Remessa Online, fintech digital de transferências internacionais que tem o menor custo de serviço do mercado.

Credenciada pelo Banco Central, a Remessa Online pode ajudar estudantes brasileiros que desejam usar esse tempo em casa para fazer um curso internacional e precisam de uma ferramenta rápida e barata para efetuar o pagamento de um curso no exterior.

Usar a plataforma é muito mais vantajoso do que outros meios de pagamento como o cartão de crédito internacional, por exemplo. Isso porque o IOF cobrado de uma transferência internacional é cerca de 6 vezes mais barato do que aquele cobrado de uma compra realizada com cartão internacional.

Uma coisa é certa: por mais que o cenário esteja um tanto quanto indefinido, as coisas tendem a se normalizar em breve. Aproveitar o tempo em quarentena para traçar estratégias de negócios que darão um novo rumo à sua carreira é uma maneira eficiente de usar o tempo. Usar as facilidades da internet para te ajudar a buscar esse conhecimento em outros cantos do mundo pode ser um promissor primeiro passo.